Exércitos vikings planeiam vingar um massacre em Inglaterra e juntam-se em Kattegat, mas os irmãos Leif e Freydis fazem uma retaliação um pouco diferente.
Para salvar a vida de Freydis, Leif aceita juntar-se ao cerco de Canute e Harald a Londres. A rainha Emma envia o enteado Edmund para pedir ajuda a um aliado.
Numa peregrinação, Freydis e o seu grupo são atacados. Harald e Leif procuram um caminho para atravessar os pântanos perto de Londres, enquanto Edmund é coroado rei.
Leif propõe um ataque audaz a Londres, enquanto Emma e Godwin temem que o seu jovem e teimoso rei, Edmund, seja demasiado imprudente para os conseguir derrotar.
Esquemas, traições e política estão na ordem do dia quando um novo monarca sobe ao trono de Inglaterra. Leif é louvado como um herói, mas questiona a sua fé em segredo.
Freydis regressa a Kattegat e junta-se a uma ordem sagrada. Canute fortalece o seu poder em Inglaterra. Kåre visita o local sagrado onde sofreu um trauma de infância.
Olaf faz um pacto com Kåre e Kattegat prepara a sua defesa. Na ausência de Canute, o seu pai, Sweyn Forkbeard, partilha o trono de Inglaterra com Edmund.