Inspirada na história e nas lendas da Escandinávia medieval, “Vikings” acompanha Ragnar Lothbrok, um jovem que se considera descendente de Odin, guerreiro e agricultor, guiado pela ambição e coragem até um destino grandioso.
Na Escandinávia do século VIII, Ragnar Lothbrok é um guerreiro e fazendeiro que sonha encontrar riquezas mudando a tradição de navegar para o leste. Ele tem trabalhado em segredo em um projeto que mudará profundamente o mundo Viking. Mas antes Ragnar precisa convencer o líder de sua comunidade, o poderoso Earl Haraldson, que não está muito interessado em dividir seu prestígio com Ragnar caso ele seja bem sucedido.
O palco está montado para a primeira viagem para o oeste de Ragnar Lothbrok quando ele reúne um grupo disposto a arriscar suas vidas viajando para o desconhecido. A paranoia de Earl Haraldson chega a um novo patamar e fica evidente que confiança é algo difícil de encontrar nesta idade das trevas.
Um mosteiro em Lindesfarne está prestes a ter uma visão em primeira mão de como os Vikings operam. Ragnar e sua tripulação atacam, em uma onda de violência e terror, o exterior e o interior do mosteiro tomando tudo: desde seu tesouro até monges para serem vendidos como escravos. Sendo impossível ignorar as riquezas trazidas por esta viagem não sancionada, Earl Haraldson não tem escolha a não ser deixar esses guerreiros realizarem uma segunda jornada. O ocidente foi aberto para ser conquistado por Ragnar Lothbrok e o mundo dos Vikings nunca mais será o mesmo.
Os Vikings voltam à Inglaterra para descobrir quais outros tesouros este novo mundo tem a oferecer. Ragnar e sua tripulação navegam com a permissão e com o espião de Earl Haraldson. Depois do derramamento de sangue na praia, os Vikings escolhem o dia de sábado para invadir a cidade de Hexam onde desencadeam uma avalanche de violência e pânico. Em meio ao terror, Ragnar e Lagertha descobrem que toda ação provoca uma reação e Earl Haraldson sempre está observando.
No Salão de Kattegat, um vidente lê o futuro de Earl Haraldson e diz que Ragnar Lothbrok busca sua morte. A questão é a quem os deuses favorecem mais? Disposto a defender seu poder e status até a morte, Haraldson pretende tomar medidas preventivas. Ragnar tem sua casa e fazenda queimadas por Earl e é ferido mas se esconde em local seguro. Ele deve agora escolher o caminho que o levará de volta a sua liberdade.
Após descobrir que Rollo foi torturado por ordem de Haraldson, Ragnar, ainda fraco e doente, precisa enfrentá-lo diretamente. Os dois partem para um embate face a face com um único resultado possível: apenas um homem sairá dessa luta vivo.
Três barcos vikings navegam rio acima em direção ao coração do poder no leste da Inglaterra: a Villa Real do Rei Aelle. Ragnar Lothbrok procura um resgate em troca de paz mas o Rei Aelle tem em mente outros planos para estes pagãos do norte.
A tradicional peregrinação de Uppsala para agradecer aos deuses traz uma torrente de emoções para Ragnar, Lagertha e Athelstan. Ragnar, se afastando ainda mais de sua esposa vai fazer as pazes com a morte de seu filho não nascido. Lagertha ainda se recupera de seu aborto mas quer saber dos deuses se mais filhos estão em seu futuro. Quando os Vikings se unem para o sacrifício a seus deuses, Athelstan descobre o quão forte sua fé cristã ainda é.
A mando do Rei Horik, Ragnar reúne um pequeno grupo para viajar para Gotaland (a atual Suécia) a fim de resolver uma disputa de terras com o líder local, Jarl Borg. A fama de Ragnar o precede e Jarl Borg está intrigado - será que ele encontrou um novo aliado ou Ragnar é apenas um fantoche do rei? Enquanto isso, em Kattegat, com uma praga tomando conta da aldeia, os olhos se voltam para Lagertha pensando que ela poderá apaziguar os deuses.
Chegou a hora de uma aliança improvável de se unir para um novo ataque contra a Inglaterra; Uma tempestade empurra a frota Viking para um novo destino; Ragnar e os seus homens podem ter encontrado o seu rival.
O Rei Ecbert vê-se diante de um novo tipo de inimigo; Ragnar ruma para dominar no oeste; Jarl Borg tem seus próprios planos reservados para o futuro de Kattegat.
Ragnar e Ecbert ficam cara a cara; Jarl Borg governa Kattegat com mão de ferro; Rollo deve agora se tornar o líder do seu povo, necessário pela ausência de Ragnar.
Lagertha e Ragnar unem-se para tentar ganhar tomar de volta Kattegat do Jarl Borg; Aslaug deve enfrentar a verdade das suas profecias; Athelstan luta para definir a sua fé; Bjorn deverá uma vez mais voltar a fazer uma escolha.
A ultima profecia da Princesa Aslaug vem a ser concretizada, enquanto ela se prepara para dar à luz mais uma vez; Ragnar e Horik têm ideias muito diferentes sobre o verdadeiro propósito da sua viagem para Wessex.
A Aparência dos navios Vikings provoca pânico entra a população de Paris. O imperador Charles, a pedido de sua filha Gisla, anuncia em Tribunal que ele vai permanecer na cidade. A defesa de Paris está nas mão de seu comandante, o conde Odo, que espera que uma vitória heroica sobre os Vikings, garanta a mão de Gisla em casamento. Os Vikings estabelecem um acampamento próximo a cidade, e começam a planejar o seu ataque.
O exército Viking embarca e Paris é encerrada, ao mesmo tempo que o exército se prepara para a defesa liderada por Odo. Os Vikings estão determinados a derrubar os portões de Paris e nada os vai impedir de serem bem sucedidos.
Os Vikings avançam com uma segunda investida a Paris. Ao reconhecer o estado caótico em que se encontra a cidade, o Imperador Charles toma uma decisão drástica. Em Wessex, Judith é também forçada a tomar decisões difíceis.
Com uma última chance para tomar Paris, Ragnar e as tropas Viking arriscam movimentações ousadas. Ragnar pede a Bjorn um favor que pode mudar a evolução da história Viking.