Este drama segue as rivalidades políticas e intrigas românticas do reinado da Rainha Elizabeth II, e os eventos que moldaram a segunda metade do século XX.
A jovem princesa Elizabeth casa-se com o príncipe Philip. O estado de saúde do rei George VI piora e Winston Churchill é eleito primeiro-ministro para um segundo mandato.
Com o rei George demasiado doente para viajar, Elizabeth e Philip embarcam numa visita pela Commonwealth. Os líderes do partido tentam sabotar Churchill.
Com Elizabeth num novo papel, Philip tenta exercer algum poder. Churchill quer adiar a coroação. O irmão do rei George, a ovelha negra da família, chega.
Quando um denso nevoeiro cobre Londres durante vários dias e ameaça a saúde pública, a inação de Churchill deixa-o vulnerável perante os seus inimigos políticos.
Elizabeth rejeita o protocolo ao nomear Philip como coordenador da coroação, mas as ideias deste causam conflitos. O Duque de Windsor regressa a Londres.
Quando os soviéticos testam a bomba de hidrogénio, tanto Churchill como Eden sofrem crises de saúde. Irritada com a sua educação inadequada, Elizabeth contrata um tutor.
À medida que as tensões com Philip crescem, Elizabeth passa algum tempo com o seu velho amigo Porchey. Um retrato de Churchill é pintado para celebrar os seus 80 anos.
Margaret e Peter reencontram-se, mas há outro obstáculo no seu caminho. Elizabeth está dividida entre os seus deveres enquanto Rainha e o seu amor pela irmã.
Philip parte numa viagem de vários meses e Elizabeth descobre um segredo perturbador. O Egito toma o Canal de Suez e o primeiro-ministro Eden pretende retaliar.
Elizabeth nota que Philip está distante. Eden enfrenta a pressão internacional e problemas de saúde. Uma entrevista desperta em Philip memórias angustiantes.
Pessoas próximas da família real tentam impedir um escândalo que poderia prejudicar a imagem de Philip. Eden enfrenta a censura do seu próprio gabinete e da imprensa.
Quando Elizabeth e Philip comemoram o seu décimo aniversário de casamento com grande pompa, Margaret e o novo primeiro-ministro sofrem problemas sentimentais.
Elizabeth descobre o passo dúbio de um membro da família através de um documento secreto da 2.ª Guerra Mundial. O Duque de Windsor quer regressar à vida pública.
Inspirada por Jackie Kennedy e indo contra os desejos do seu governo, Elizabeth opta por uma abordagem pouco convencional para resolver uma disputa com o Gana.
Philip insiste que o príncipe Charles frequente a mesma universidade que ele, na Escócia, e recorda as dificuldades por que passou e que mudaram a sua vida.
Harold Wilson torna-se primeiro-ministro e isso aumenta a preocupação de Elizabeth que, entretanto, lida com tensões antimonárquicas e rumores da ligação dele ao KGB.
A Grã-Bretanha precisa de um resgate financeiro dos Estados Unidos, o que leva Elizabeth a pedir a ajuda de Margaret para tentar conquistar o Presidente Johnson.
Um trágico acidente numa vila mineira, no País de Gales, torna-se num acontecimento político que leva Elizabeth e Wilson a debaterem-se com as suas possíveis reações.
A família real protagoniza um documentário para tentar aumentar a sua popularidade, mas uma inesperada visita da Grécia estraga os planos publicitários de Philip.
Elizabeth quer melhorar a gestão dos seus cavalos de corrida e imagina a vida que poderia ter tido. Entretanto, o seu governo é alvo de uma crescente conspiração.
O nacionalismo galês ganha força após a investidura de Charles como Príncipe de Gales, o que o leva ao País de Gales para passar uma temporada e aprender a língua.
A Humanidade caminha na Lua pela primeira vez, o que faz com que Philip se sinta insatisfeito com a sua falta de conquistas pessoais e comece a procurar inspiração.
Um impasse governamental com os mineiros provoca cortes de energia a nível nacional. A família de Charles intromete-se na sua cada vez mais íntima relação com Camilla.
Charles convence Camilla Shand a jantar com ele e Elizabeth pondera ir a Paris para visitar o Duque de Windsor, cujo destino mudou quando conheceu Wallis Simpson.
O casamento de Margaret está por um fio e ela procura outras fontes de conforto, mas a sua fragilidade e a falta de apoio familiar deixam-na longe da felicidade.