Em 1977, Holden Ford, um negociador de reféns frustrado, encontra um aliado improvável no agente veterano Bill Tench, com o qual estuda um novo tipo de assassino.
Wendy pondera uma oferta. Holden e Bill têm dificuldade em explicar o significado das suas conclusões sobre o desconcertante caso de Altoona junto do sistema judicial.
Wendy põe a carreira em risco ao transferir-se e juntar-se à equipa a tempo inteiro. Holden e Bill têm dificuldade em distanciar-se da intensidade emocional do trabalho.
Bill e Wendy entrevistam candidatos para um quarto membro da equipa. Holden fica intrigado com as queixas sobre um estranho hábito do diretor de uma escola.
Os métodos de Holden durante uma entrevista perturbadora com o assassino em série Richard Speck criam divisões na equipa e levam a um inquérito interno no FBI.
A equipa cede à pressão de uma inspeção interna. O estilo ousado de Holden leva a uma confissão que põe em risco a sua carreira, as suas relações e a sua saúde.
Ao ver-se num beco sem saída, Holden sugere um plano ousado para atrair o assassino. A família de Bill é escrutinada. Wendy irrita-se com as mudanças no trabalho.
O plano de Holden para reduzir a lista de suspeitos é frustrado por burocracias. Cansado e deprimido, Bill tenta aproximar-se do filho. Wendy reconsidera a sua relação.